Genealogia e Turismo



Nossos diversos trabalhos editoriais de pesquisas biográficas têm sido nossa terapia ocupacional literária, na categoria de idosos ativos e criativos, gozando de excelente saúde e privilegiados por possuirmos a riqueza do tempo disponível para desenhar os nossos sonhos e realizar as nossas obras, materializados em legados para as famílias.

Chegamos ao norte de Portugal!
Nos arquivos distritais de Viana do Castelo, de Braga e do Porto fizemos as pesquisas dos assentos. Identificamos os lugares dos ancestrais. Contatamos os representantes das paróquias, os presidentes das respectivas freguesias e os técnicos das Lojas de Turismos para obter material informativo sobre as programações culturais e saber as datas das tradicionais festas religiosas. O site da cronologia histórica de Portugal nos contextualizou os acontecimentos ocorridos nos tempos vividos pelos nossos antepassados.
Criamos dois roteiros: um da FAMÍLIA SIMÕES para visitar as aldeias de Lordelo, Lama e Quintães em VILA NOVA DE MUÍA, freguesia de PONTE DA BARCA. Outro roteiro, da FAMÍLIA AZEVEDO, para conhecer o PORTO. Visitamos as antigas aldeias do Outeiro, Nomães, Ôres e Mortório em RUIVÃES de VILA NOVA DE FAMALICÃO, na generosa e produtiva companhia do gestor e Presidente, Senhor Duarte Veiga, da União das Freguesias de Ruivães e Novais.
Os lendários rios DOURO, LIMA e AVE faziam parte dos roteiros com suas encantadoras paisagens milenares! Eram os mesmos naturais cenários observados pelos olhares dos nossos ancestrais. Todos os lugares foram visitados. Sentimentos sublimes afloraram do nosso espírito ao entrarmos nos templos onde as famílias SIMÕES e AZEVEDO praticaram, por muitos séculos, as suas fés ao som místico do badalar dos sinos das suas igrejas. Em seus assentos de óbitos constam que quitaram as dívidas ao final de suas vidas: uns familiares, sim: “fez quitação”. Mas outros não quitaram, não! E os valores dos dízimos eram registrados pelos abades da Igreja do Mosteiro Mosteiro de Santa Maria de Vila Nova de Muía, ora pelos abades da Igreja do Igreja do Divino Salvador de Ruivães de Vila Nova de Famalicão e, por fim, pelos abades da  Igreja Nossa Senhora da Victória, no Porto. Sentimos um profundo respeito e muita emoção com uma certa perplexidade ao pisarmos os solos dos adros, antigos cemitérios destas antigas igrejas, como o adro de Ruivães e do Mosteiro de Santa Maria de Vila Nova de Muía, onde muitos de nossos familiares, há séculos, foram sepultados, como indicam os registros em seus óbitos.
Nos intervalos do trabalho de pesquisa, na hora da nutrição, frequentamos restaurantes portugueses muito especiais para degustar as excelentes culinárias regionais, acompanhadas por vinhos saborosos de velhas e tradicionais quintas. E, alguns donos dos restaurantes, tornaram-se nossos amigos! Nestes momentos brindávamos o êxito das descobertas de cada documento encontrado dos nossos antepassados e evocávamos os seus nomes, envoltos num estado pleno de alegria, de contentamento e de muita felicidade! Fazer turismo pelos lugares de nossos familiares é exatamente deste jeito: EMOCIONANTE! Além do lazer e do prazer, nos enriquecemos ao conhecer nossos troncos genealógicos, o que nos permitiu vivenciar aspectos de suas histórias de vida, a cada período do tempo, que também é parte da história de cada um de nós.
Uma inédita pesquisa foi realizada em Portugal e concluída na cidade do PORTO, ponto de partida dos nossos objetivos traçados para fazermos as viagens aos seus lugares de nascimentos. Além das inúmeras aventuras que vivemos por equívocos cometidos, função de freguesias terem o mesmo nome, mas em distintos concelhos.
Descobrimos, assim, uma nova atividade e modalidade: pesquisar GENEALOGIA, fazendo TURISMO, refazendo e percorrendo os mesmos caminhos das nossas seculares famílias portuguesas que geraram as nossas famílias brasileiras, as quais, digna e honradamente, findaram as suas vidas por destino na inesquecível e histórica cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais, lugar onde se originou a minha família SIMÕES AZEVEDO!



Abençoados 474 anos das nossas famílias SIMÕES e AZEVEDO!




Porto




Braga - Ruivães




Viana do Castelo - Ponte da Barca




Vila Nova de Muía