Família Azevedo

Sobrenomes e Descendentes



AZEVOS - arbustos



AZEVINHO - arbusto silvestre da família das aquifoliáceas


A etimologia do apelido AZEVEDO pertence à botânica. Por solos férteis crescem os azevos, arbustos com folhagens denteadas e frutos vermelhos que decoram os eventos natalinos. Na Galícia, AZEVEDO é ACEBEDO e ACEVEDO.

A origem do tronco dos nossos ancestrais AZEVEDO tem raízes em terras milenares e históricas no concelho de Vila Nova de Famalicão em Ruivães e Nomães. Por volta de 1570 encontra-se o início da genealogia troncal AZEVEDO, a 12ª geração.

A história, os documentos e os relatos editados em livros os identificam. Àquele tempo foram homens bons, religiosos, analfabetos e poucos letratados. Por séculos, lavradores, alfaiates, músicos, artesãos, sapateiros e atuantes em suas paroquias. As mulheres, por tradição, desempenhavam as tarefas domésticas e eram responsáveis pela criação dos filhos e cuidados aos familiares idosos. Tem-se conhecimento que alguns antepassados eram arrendatários de pequenas glebas para garantir as suas sobrevivências e outros eram proprietários e comerciantes, especialmente na cidade do Porto. O começo da nossa história surge documentada na aldeia do Outeiro de Ruivães de Vila Nova de Famalicão.



PEREIRA – Pyrus Rosaceae Espécie abundante nas terras quinhentistas de Ruivães, Região do Ave, baixo Minho.


Na genealogia do nosso tronco da FAMÍLIA AZEVEDO o primeiro sobrenome encontrado é ANDRE (1570) e ao longo do tempo com os casamentos das gerações, surgem os sobrenomes PEREIRA DE AZEVEDO, ALVES DE AZEVEDO e, finalmente, o nosso AZEVEDO. As famílias recentes AZEVEDO seguem a tradição de manter registros genealógicos, em estudos bem como em livros biográficos, permitindo a cada nova geração conhecer as histórias das famílias, lembradas pelos relevantes feitos sociais prestados às comunidades onde viveram e que fazem parte das exposições permanentes de significativos acervos pessoais, nos cenários do Museu Tuany Toledo da Câmara Municipal de Pouso Alegre, em Minas Gerais.



Plátanos-híbridos do Jardim João Chagas. Cordoaria
Árvores apreciadas pela Família Alves de Azevedo do Porto


Somos descendentes deste antigo sobrenome a originar outros adicionados por novos ramos, mas pertencentes ao envelhecido tronco AZEVEDO. Frutos destes, somos os filhos e depois os pais, irmãos, tios e sobrinhos. Somos netos e avós. Bisnetos e bisavós para tempos depois sermos trinetos e trisavós, tetravós, pentavós, hexavós, heptavós, octavós, eneavós, decavós e assim, sucessivamente.

É com intensa alegria e um imenso contentamento que saudamos os descendentes dos sobrenomes vinculados ao nosso tronco genealógico: Andre, Pereira de Azevedo; Alves de Azevedo; Azevedo, Azevedo Casassanta; Azevedo Nogueira; Azevedo Taulois; Azevedo Queiroz; Simões Azevedo; Ponzi Azevedo; Sardinha Azevedo; Azevedo Albrecht; Azevedo Karrer, Lucena Azevedo; Muniz Azevedo; dentre outros inúmeros descendentes de outros ramos e de outras novas gerações brasileiras, portuguesas do Porto, de Ruivães de Vila Nova de Famalicão, das antigas aldeias Outeiro, Ôres, Nomães Mortório, das gerações na Inglaterra e em outros recantos do mundo!